Lesão de Hill Sachs

Lesão de Hill Sachs

O que é a Lesão de Hill Sachs?

lesão de hill sachs

Lesão de Hill-Sachs, ou fratura de impacto Hill-Sachs, leva esse nome por conta de dois radiologistas americanos que descreveram a lesão em 1940, sendo eles, Harold Hill e Maurice Sachs. Tal problema ocorre por conta do deslocamento da parte de trás do ombro, no úmero.

A articulação do ombro funciona como um soquete encaixado e coberto por músculos, ligamentos e nervos. Quando o paciente sofre uma lesão, a bola que se encaixa na articulação (úmero), se desprende, aferindo outras regiões da estrutura, como um ligamento, por exemplo.

O ombro pode se deslocar para frente, para trás ou para baixo, contudo, na lesão de Hill-Sachs a articulação se desloca para frente, causando muitas dores ao paciente.

Causas mais comuns da lesão de Hill-Sachs

Por estarmos em constante movimento, as fraturas podem ocorrer por conta de um trauma vindo de trás, que empurra a cabeça do úmero para frente e a desloca, algo comum em esportes de contato como o futebol americano, rúgbi e futebol.

Um levantamento feito em 2010 pelo Army Medical Center, nos EUA, com 8.940 pessoas, mostrou que cerca de 58.8% dos deslocamentos de ombro são em decorrência de quedas, outros 47.7% em acidentes domésticos e 34.5% na prática esportiva. Contudo, no caso da lesão de Hill-Sachs, o mesmo estudo mostrou que existe uma maior predisposição para desenvolver o problema se o paciente já sofreu alguma fratura na região do ombro.

Sintomas da lesão de Hill-Sachs

Os principais sintomas da fratura de Hill-Sachs são dores intensas no ombro, sensação de instabilidade da articulação, fraqueza e espasmos musculares. Em casos onde a fratura ocorre, um ortopedista deve ser consultado com urgência.

Diagnóstico da lesão de Hill-Sachs

O ortopedista especialista em ombro irá analisar com testes clínicos, histórico do paciente e exames de imagem como raio-x e ressonância eletromagnética para avaliar se nervos, outros ossos ou músculos não foram afetados.

Tratamento da lesão de Hill-Sachs

O tratamento para a lesão de Hill-Sachs dependerá da extensão da fratura e se outras partes do ombro estiverem comprometidas, cabendo ao ortopedista especialista em ombro para definir o tratamento correto. Todavia, cirurgias como artroscopia e um procedimento podem ocorrer para reparar a região.

Recuperação da lesão de Hill-Sachs

A recuperação se dá por Fisioterapia após a realização de um procedimento cirúrgico. Ademais, o paciente pode ficar com o ombro imobilizado por cerca de seis semanas até que inicie o tratamento fisioterapêutico. Em seguida, visitas periódicas são feitas no ortopedista especialista em ombro para avaliar a evolução do tratamento.

Somos uma clínica de Ortopedia Esportiva completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2649-9728 e (11) 94540-9553 .

Leia Mais