Bursite no Cotovelo

bursite no cotovelo

O cotovelo é uma das articulações mais móveis do nosso corpo, visto que a região permite o movimento de extensão e flexão dos braços o que pode acarretar em problemas. A bursite é uma doença bastante conhecida, no entanto, existem diversas áreas onde a patologia pode se desenvolver e o cotovelo é uma delas.

No entanto, antes é necessário entender o que são as bursas que contém em nossas articulações. Bursas são pequenas bolsas com fluidos sinoviais armazenados em seu interior. Ao todo, são 160 bursas espalhadas entre as articulações como os ombros, joelhos e cotovelos a estrutura evita com que os ossos responsáveis pela articulação e compostos por músculos e tendões, entrem em um impacto entre si. Todavia, a inflamação da bursa, causada pela bursite, compromete a sua função de amortecer as articulações e resulta na compressão dos tendões e músculos.

Causas Mais Comuns de Bursite no Cotovelo

A inflamação da bursa é geralmente causada por movimentos repetitivos em uma articulação ou por excesso de peso em uma articulação, por exemplo, o que exige um trabalho das bursas para amortecer as articulações de um corpo mais pesado.

Em esportes ou até mesmo em situações do dia a dia a bursite pode se desenvolver. Em praticantes de atividades físicas, exercícios como flexões e movimentos constantes com o cotovelo. No trabalho, por exemplo, em atividades que exigem o trabalho braçal, onde o indivíduo passa horas a fio podem acarretar na inflamação das bursas.

Sintomas de Bursite no Cotovelo

Por atingir diretamente as articulações, a bursite desencadeia sintomas como a limitação de movimentos e a dor por conta da estrutura inflamada, vermelhidão na área afetada e, em alguns casos, febre.

Tratamentos e Prevenção da Bursite no Cotovelo

bursite no cotovelo

Tratamento Para Bursite no Cotovelo

O tratamento conservador para a bursite no cotovelo consiste na utilização de medicamentos anti-inflamatórios sob prescrição do médico ortopedista. Além disso, utilizar gelo, e repouso para exigir menos da bursa inflamada fazem parte do tratamento. Em casos mais graves é necessária uma cirurgia para a retirada do líquido sinovial em excesso na bursa e diminuir a inflamação.

Ter o acompanhamento fisioterapêutico para a recuperação com fortalecimento muscular e a reabilitação de movimentos.

Prevenção Contra a Bursite de Cotovelo

Assim como as bursites de maneira geral, o problema quando se inicia na área do cotovelo pode ser evitado praticando exercícios de forma moderada, sem excessos para que a bursa não se inflame e acarrete no problema. Ademais, manter o peso também evita com que a inflamação apareça, assim como alongamentos antes de realizar quaisquer atividades físicas.

Bursite no Cotovelo atrapalha muito o seu cotidiano, agende sua consulta conosco e se veja livre das dores.