Tendinite e Lesão no Tríceps

Anatomia do Tríceps

O corpo humano e suas articulações possuem diversos tendões que têm por função ligar músculos aos ossos e nervos para que a funcionalidade corporal possa ser executada sem intercorrências.

No entanto, o excesso de tais movimentos pode causar problemas aos tendões gerando irritações tendinosas e, consequentemente, dores nas articulações. Chamado de tendinite, o problema é caracterizado especialmente pela inflamação do tendão e é muito recorrente em regiões como o pulso, tornozelo e ombro, para citar algumas das regiões mais atingidas pelo desconforto.

Mesmo com algumas áreas predominantes das quais a tendinite afeta, a região do tríceps também pode sofrer com a inflamação tendinosa. O tríceps está localizado na parte posterior do braço, região que está em constante movimento, seja nas nossas tarefas diárias ou até mesmo durante a prática de um exercício, como a musculação, por exemplo, e é responsável pelo movimento de extensão da articulação.

Em casos onde a tendinite do tríceps o tendão que está ligado ao músculo (tríceps) que possui três cabeças, chamadas de olecrano, região da ulna que está ligada ao cotovelo que pode ser inflamada ao sofrer traumas que consequentemente irão afetar o tendão.

Causas Mais Comuns de Lesão no Tríceps

A tendinite na região do tríceps é uma lesão mais difícil de acontecer em comparação com a epicondilite lateral e a epicondilite medial, por exemplo. No entanto, as principais causas que geram a tendinite do tríceps se dá pelo excesso de esforço físico da articulação, no caso desta região, o movimento de extensão do braço. O problema é bastante reincidente em pessoas que praticam esportes de arremessos ou que exigem a extensão e flexão do braço como o tênis, onde o atleta usa o movimento extensor para rebater a bola com a raquete.

Durante a musculação, como já dito, o atleta também pode sofrer com a tendinite no tríceps, embora seja mais frequente a tendinite no bíceps, causada pela exaustão do tecido tendinoso. Todavia, além de esportistas, pessoas que não têm uma vida ativa quando se trata de atividade física.

Sintomas de Lesão no Tríceps

Por conta da inflamação do tendão, o paciente sequer consegue realizar os movimentos de extensão do braço, rigidez muscular e é possível notar um pequeno edema próximo à região do cotovelo. A rigidez ocorre por conta da inflamação do tendão, que é bastante móvel e quando está inflamado não tem a flexibilidade para realizar os movimentos que o corpo exige.

Tratamentos Para Lesão no Tríceps

Anatomia do Tríceps

O tratamento para a tendinite no tríceps passa por uma avaliação clínica que tem por objetivo avaliar as condições apresentadas pelo paciente e descartar quadros como epicondilite lateral, por exemplo. Após o diagnóstico, o tratamento passa pelo estilo conservador, com a aplicação de gelo em seu estágio inicial. Com o acompanhamento de um ortopedista, medicamentos anti-inflamatórios fazem parte da recuperação e o complemento fisioterápico, que consiste no fortalecimento muscular e tendinoso do paciente para que retorne às suas atividades físicas ou vida diária novamente.

Retorno ao Esporte

O tratamento, quando seguido de forma disciplinada pode trazer o paciente ao esporte em um curto espaço de tempo. No entanto, o retorno à atividade física de forma prematura pode causar uma reincidência da lesão e até um agravamento do quadro, como o rompimento do tendão, por exemplo.

Todavia, o retorno ao esporte deve ser feito de forma gradual e com o acompanhamento e aval do ortopedista, visto que os casos de tendinite podem variar e cada paciente pode apresentar quadros dolorosos diferentes. Por outro lado, a prática esportiva deve ser seguida sem excessos, com um aumento gradativo de sua intensidade e ritmo.

Seguir recomendações para evitar com que a tendinite não se desenvolva em outras regiões do corpo também previne contra novas lesões. Alongar-se antes da atividade física, não cometer excessos prejudiciais para o corpo ou até mesmo escolher um calçado que sejam adequados à corrida, por exemplo, são atitudes que evitam o retorno do desconforto em quaisquer articulações.

A tendinite no tríceps pode ser muito prejudicial para você atleta. Agende sua consulta conosco.