Tendinite do Manguito Rotador

Tendinite do Manguito Rotador

Tendinite do Manguito Rotador

Você sabe o que é tendinite do manguito rotador? A tendinite é um problema de saúde bastante comum na rotina de pessoas que realizam esforços repetitivos diariamente sem tomarem as devidas precauções para evitarem lesões.

 

Se você quer entender melhor como preservar a saúde dos seus ombros, o que fazer para evitar tendinite e quais os sintomas desse problema de saúde, continue lendo que iremos esclarecer suas dúvidas!

Sintomas da Tendinite do Manguito Rotador

A tendinite é uma irritação do tendão que está inflamado por algum fator seja trauma ou esforço repetitivo, e isso gera muita dor. Além da dor que incapacita a movimentação natural do braço você poderá apresentar alguns outros sintomas, são eles:

 

  • Dificuldade para dormir ocasionada pelo agravamento da dor no período noturno;
  • Desconforto ao movimentar o braço;
  • Perda de força;
  • Inchaço no ombro;
  • Vermelhidão;
  • Sensação de que seu ombro está mais quente que o restante do corpo;

Causas da Tendinite do Manguito Rotador

Tendinite do Manguito Rotador

O tendão é um tecido que não é tão forte quanto os ossos e também não é tão flexível quanto os músculos, justamente por isso, quando se fala em acidentes ou lesões é mais provável que o primeiro tecido a sofrer seja o tendão.

 

Muitos fatores podem ocasionar a tendinite no manguito rotador, entre elas:

 

  • Degeneração óssea e articular natural do processo de envelhecimento;
  • Alteração da vascularização na região afetada, que é um problema de saúde comum na vida de fumantes;
  • Fratura;
  • Trauma;
  • Luxação no ombro;
  • Influência genética;

Como Evitar a Tendinite do Manguito Rotador

A tendinite geralmente é causada por um esforço que está além de suas capacidades físicas, seja o excesso de trabalho ou até mesmo o exercício físico que foi feito sem o correto acompanhamento profissional.

 

Por isso, uma das melhores formas de evitar esse tipo de sobrecarga nos tendões de todo o seu corpo é evitando excessos em sua rotina.

 

Outra dica interessante que não pode ser deixada de lado é adotar uma rotina de alongamentos antes de iniciar as atividades do seu dia. Acordar todos os dias 5 minutinhos mais cedo para começar seu dia com uma boa sessão de alongamentos para o corpo todo é um investimento que você está fazendo na sua saúde a longo prazo.

 

Se você é adepto de algum esporte de contato, procure usar as devidas proteções para que em caso de quedas o impacto seja absorvido pelos protetores e não só pelo seu corpo, evitando luxações e problemas mais graves que vão além da saúde dos seus tendões.

 

Outra forma de evitar a tendinite é adotando um estilo de vida saudável, buscando sempre praticar exercícios físicos que melhorem a sua postura e condições de mobilidade e força, para que você possa se movimentar com mais fluidez e tranquilidade ao longo do seu dia, evitando acidentes.

 

A má postura também precisa ser combatida, afinal, ela é responsável por alguns movimentos incorretos que executamos ao longo do dia, podendo gerar sobrecarga em diversos tendões do corpo, não só afetando a saúde do ombro.

 

Por isso, ter atenção especialmente na posição que você fica para dormir e para trabalhar é importante para garantir a saúde das suas articulações a longo prazo.

Sentindo dores no ombro? Agende sua consulta.

Procurando Ajuda Médica

Tendinite do Manguito Rotador

Se você tem apresentado alguns dos sintomas expostos anteriormente e as dores te incomodam a vários dias, significa que é hora de procurar um ortopedista especialista em ombro.

 

Na consulta você deverá expor ao médico quando a dor começou a te incomodar, se você já passou por isso antes é interessante levar seus exames anteriores e ser bastante honesto com as respostas aos questionamentos do seu médico.

 

Elas serão fundamentais para que juntamente com os exames de imagem o profissional possa fechar um diagnostico preciso para que o tratamento seja o adequado e você volte a desfrutar da sua qualidade de vida ao ter seus movimentos do ombro livres de dores.

Tratamento da Tendinite do Manguito Rotador

Geralmente o médico irá indicar que você utilize uma tipoia por alguns dias para que a tendinite seja controlada, no entanto, é essencial que você seja obediente com relação a quantidade de dias que irá usar esse imobilizador.

 

A tendinite é um problema que pode ser piorado pelo excesso de dias imobilizado, portanto, não ultrapasse os dias de imobilização que foram indicados pelo seu médico.

 

Durante esse período provavelmente você receberá a indicação de utilizar gelo no local onde dói e também consumir medicamentos anti-inflamatórios e que irão proporcionar o alívio da dor.

 

Após o período de imobilização é indicado que o paciente faça algumas sessões de fisioterapia para que o ombro possa ser completamente reabilitado e os movimentos errados que o paciente fazia com o ombro possam ser corrigidos, visando evitar uma nova crise de tendinite.

 

É importante que o paciente não negligencie a dor ocasionada pela tendinite e procure a ajuda de um especialista de ombros para ter o melhor tratamento possível para o seu problema de saúde.

Você tem Tendinite do Manguito Rotador?