Tendinite do Manguito Rotador

O que é a tendinite do manguito rotador?

A tendinite do manguito rotador é um problema que acomete este grupo de músculos responsáveis pela estabilização e realização dos movimentos do ombro, facilitando ações do dia a dia, como erguer os braços ou até mesmo, pentear o cabelo.

 

Esta condição se desenvolve a partir de ações excessivas com o ombro, sendo bastante recorrente em praticantes de atividades físicas, como o vôlei, handebol e natação.

 

Pessoas que têm uma rotina mais agitada também tendem a desenvolver a tendinite do manguito rotador, uma vez que o processo da senilidade também interfere na saúde do sistema musculoesquelético.

Tendinite do Manguito Rotador

Sintomas

A tendinite do manguito rotador é uma irritação do tendão que está inflamado por algum fator, seja trauma ou esforço repetitivo, e isso gera muita dor. Além da dor que incapacita a movimentação natural do braço o paciente pode apresentar alguns outros sintomas, tais como:

 

  • Dificuldade para dormir ocasionada pelo agravamento da dor no período noturno;
  • Desconforto ao movimentar o braço;
  • Perda de força na articulação;
  • Inchaço no ombro;
  • Vermelhidão;
  • Sensação de que seu ombro está mais quente que o restante do corpo.

 

+ Instabilidade no ombro

O que pode causar a tendinite do manguito rotador?

Tendinite do Manguito RotadorO tendão é um tecido que não possui tanta resistência e flexibilidade, por isso, o paciente pode sofrer com alterações na estrutura devido a uma condição primária que desencadeia o quadro ou devido a um trauma muito violento na região.

 

Causas da tendinite no manguito rotador:

 

  • Degeneração óssea e articular natural do processo de envelhecimento;
  • Alteração da vascularização na região afetada, que é um problema de saúde comum na vida de fumantes;
  • Fratura;
  • Trauma;
  • Luxação no ombro;
  • Influência genética.

 

Além destes fatores, como já mencionado, a exigência física em excesso da articulação e da estrutura tendinosa, pode desencadear no processo inflamatório.

Como funciona o diagnóstico?

Tendinite do Manguito RotadorCaso a dor seja uma condição recorrente e apresente uma progressão nos sintomas de dor e limitação de movimentos, é preciso procurar o acompanhamento de um ortopedista especialista em ombro e cotovelo para diagnóstico.

 

+ Especialista em ombro

 

Na consulta, o paciente deverá expor ao ortopedista seu histórico, como hábitos do dia a dia, prática esportiva e quando a dor começou. O profissional irá realizar um teste clínico, a fim de avaliar se há a presença de uma tendinite no manguito rotador.

 

Coletar essas informações é fundamental para a construção de um diagnóstico correto, juntamente com os exames de imagem, como o raio-x e a ressonância magnética. Com base nos dados apresentados, é possível traçar um plano de tratamento correto para a recuperação do paciente.

Tratamento da tendinite do manguito rotador

Tendinite do Manguito RotadorEm grande parte dos casos, o ortopedista irá indicar que você utilize uma tipoia por alguns dias para que o tendão inflamado possa descansar e minimizar o processo inflamatório na região.

 

Vale destacar que a tendinite é um problema que pode ser piorado pelo excesso de dias imobilizado, portanto, não ultrapasse os dias de imobilização que foram indicados pelo seu médico.

 

O paciente também pode ser indicado a fazer compressas de gelo no ombro, além de utilizar medicamentos anti-inflamatórios para controle e alívio da dor.

 

Após o período de imobilização, é indicado que o paciente faça algumas sessões de fisioterapia para que o ombro possa ser completamente reabilitado e os movimentos errados que o paciente fazia com o ombro possam ser corrigidos, visando evitar uma nova crise de tendinite.

 

É importante que o paciente não negligencie a dor ocasionada pela tendinite e procure a ajuda de um especialista de ombros para ter o melhor tratamento possível para o seu problema de saúde.

É possível prevenir a tendinite do manguito rotador?

Tendinite do Manguito RotadorA tendinite geralmente é causada por um esforço que está além de suas capacidades físicas, seja o excesso de trabalho ou até mesmo o exercício físico que foi feito sem o correto acompanhamento profissional.

 

Por isso, uma das melhores formas de evitar esse tipo de sobrecarga nos tendões de todo o seu corpo é evitando excessos em sua rotina.

 

+ Como prevenir lesões no ombro?

 

Outra dica interessante que não pode ser deixada de lado é adotar uma rotina de alongamentos antes de iniciar as atividades do seu dia. Acordar todos os dias alguns minutos mais cedo para começar seu dia com uma boa sessão de alongamentos para o corpo todo, é um investimento que você está fazendo na sua saúde a longo prazo.

 

Se você é adepto de algum esporte de contato, procure usar as devidas proteções para que em caso de quedas o impacto seja absorvido pelos protetores e não só pelo seu corpo, evitando luxações e problemas mais graves que vão além da saúde dos seus tendões.

 

Outra forma de evitar a tendinite é adotando um estilo de vida saudável, buscando sempre praticar exercícios físicos que melhorem a sua postura e condições de mobilidade e força, para que você possa se movimentar com mais fluidez e tranquilidade ao longo do seu dia, evitando acidentes.

 

A má postura também precisa ser combatida, afinal, ela é responsável por alguns movimentos incorretos que executamos ao longo do dia, podendo gerar sobrecarga em diversos tendões do corpo, não só afetando a saúde do ombro.

 

Por isso, ter atenção especialmente na posição que você fica para dormir e para trabalhar é importante para garantir a saúde das suas articulações a longo prazo.

Dor no ombro? Pode ser tendinite do manguito rotador.