Luxação Acromioclavicular

Luxação Acromioclavicular

Luxação Acromioclavicular

Você já ouviu falar no termo luxação acromioclavicular? Mais conhecido entre as pessoas que não atuam na área de saúde como luxação do ombro, esse é um problema que geralmente está associado a um quadro de dor que pode ser intensa para o paciente.

 

E é necessário que esse paciente procure ajuda médica para que a luxação possa ser devidamente tratada e a qualidade de vida possa ser retomada.

 

Se você está com um quadro de luxação, continue lendo que iremos explicar o que você deve fazer para ter o tratamento adequado.

Sintomas de Luxação Acromioclavicular

Apesar de ser uma luxação bastante dolorosa, é comum que as pessoas não entendam ao primeiro sinal de dor que houve uma luxação no ombro, é preciso estar atento, portanto aos sinais que seu corpo irá dar, entre eles:

 

  • Dor no ombro, que pode irradiar para o braço e afetar o pescoço, dificultando a mobilidade das duas regiões;
  • Um ombro pode estar com aspecto diferente do outro, ficando mais alto ou mais baixo que geralmente só é percebido com um olhar atento ao espelho porque é uma alteração pequena na maioria dos casos;
  • Dificuldade ou incapacidade de realizar movimentos com o braço afetado;
  • Perda de força no braço afetado;

 

É comum que as luxações ocorram na prática de esportes, geralmente nadadores e lutadores apresentam esse tipo de luxação. Geralmente o paciente chega ao médico segurando o ombro com a mão.

Procurando um Ortopedista Especialista em Ombro

Luxação Acromioclavicular

Sempre que você estiver com um problema ortopédico o melhor profissional para te atender é o especializado na região afetada.

 

No caso da suspeita de luxação você deverá procurar o especialista em ombro para que o seu quadro possa ser avaliado no consultório, o médico deverá solicitar exames de imagem para identificar uma possível luxação.

 

Após o diagnóstico completo o profissional irá indicar o melhor tratamento a depender da extensão do problema.

Tratamento de Luxação Acromioclavicular

O tratamento para luxações geralmente envolve algumas etapas que precisam ser respeitadas pelo paciente, entre elas devemos sempre ressaltar:

 

Uso de Tipoia Para Imobilização

Sempre que ocorre alguma luxação é preciso imobilizar a região para que o corpo tenha tempo de repouso e garanta a recuperação do local afetado.

 

Por isso, é preciso respeitar a orientação médica e usar a tipoia pelo período indicado pelo profissional que é capacitado para te orientar com relação a necessidade de repouso.

 

Geralmente nesse tipo de luxação o paciente é afastado de suas atividades laborais e é indicado o repouso total visando a recuperação mais rápida.

 

Uso de Medicamentos Para Alívio da Dor

Por ser uma condição bastante dolorosa, é preciso utilizar alguns medicamentos visando o alívio da dor na região do ombro.

 

O médico irá indicar qual o melhor uso dos remédios para ajudar na cicatrização dessa luxação, lembre-se de respeitar as orientações e tomar os medicamentos conforme o indicado.

 

Compressas de Gelo

Seu médico poderá indicar o uso de compressas de gelo ao longo do dia visando diminuir o quadro inflamatório e também gerar alívio da dor na região.

 

Caso receba a indicação não deixe de realizar 3 compressas ao dia.

 

Fisioterapia

No retorno ao médico para avaliação do resultado dos dias de descanso geralmente o médico indica algumas sessões de fisioterapia.

 

Apesar de ser uma técnica bastante negligenciada por parte dos pacientes, a fisioterapia é importante para garantir a recuperação total do ombro, visando melhorar a qualidade dos seus movimentos que poderão ser muito mais saudáveis a partir da correção postural ocasionada pelas sessões de fisioterapia.

 

A técnica de fisioterapia irá garantir que você voltará a ter força no braço afetado e também poderá voltar a usufruir de qualidade de vida.

 

Indicação Cirúrgica da Luxação Acromioclavicular

Após as sessões de fisioterapia você voltará ao seu médico que irá reavaliar a situação do seu ombro, visando verificar se a recuperação foi de fato conforme o esperado.

 

Caso não tenha sido, o médico poderá indicar mais sessões de fisioterapia ou uma cirurgia no ombro para garantir o correto tratamento da região.

 

Muitos pacientes sentem medo de realizar cirurgia nessa região tão delicada, no entanto, se houver indicação é porque de fato existe a necessidade para a recuperação total do seu ombro.

 

Após a cirurgia novas sessões de fisioterapia deverão ser feitas para que o ombro volte a ter mobilidade e você não sinta mais dores na região.

 

Agora que você já sabe como ocorrem as luxações do ombro, como lidar com elas e qual médico procurar, não deixe a consulta para depois!

 

Caso você venha sentindo alguma dor na região e suspeite de uma luxação, a ida ao médico é o primeiro passo para atingir o melhor resultado de tratamento possível.

 

Quanto mais você demora para procurar ajuda maiores são as chances de complicações no seu ombro, por isso, não deixe para depois!

Teve uma Luxação na Clavícula? Agende seu horário conosco e se veja livre das dores.