Lesão Slap

Você já Ouviu Falar em Lesão Slap?

Lesão SLAP

A Lesão do Labrum Superior e Posterior ou abreviadamente, a Lesão Slap é um problema muito comum em atletas que utilizam o esforço manual em suas modalidades, como tênis, arremesso de vara, vôlei e até mesmo a natação.

 

O problema ocorre na Escápula, um dos três ossos que compõe o ombro, afetando também o Úmero, osso que liga o ombro ao braço. Já o Labrum, é a um tecido fibroso que auxilia na estabilidade do ombro e conecta a Escápula com a cabeça do Úmero. Quando o Labrum se rompe, a região passa a sofrer fraqueza e dores, visto que o Labrum não exerce mais a função de amortecer a movimentação entre a cabeça do Úmero e a Escápula, além de afetar os ligamentos do bíceps, região muscular do Úmero.

 

Tipos de Lesão Slap

Numerada em quatro categorias, o problema vai de situações onde existem quadros leves, moderados e mais graves.

 

O tipo I é caracterizado por uma lesão ocasionada pela degeneração da área, muito causado pela idade onde pode ser tratado de forma conservadora. Na lesão de tipo II o Labrum se desvencilha dos tendões do bíceps sendo um quadro mais complexo de ser tratado. Nos tipos III e IV, ocorre a lesão chamada de “alça de balde”, visto que o Labrum faz uma espécie de dobra em formato de uma alça e no último tipo, além do problema característico, os tendões do bíceps são afetados.

Principais Causas da Lesão Slap

Overuse

primeiramente, overuse é o termo usado quando uma determinada região é utilizada diversas vezes até chegar a sua exaustão. Quando associado à Lesão Slap, o overuse se dá por muitos movimentos repetitivos durante a prática de um esporte, como por exemplo, jogadores de Baseball, que arremessam bolas constantemente e aplicam muita força na região.

 

Traumas

Acidentes de carro, moto ou um trauma muito forte na região pode desencadear a lesão, até mesmo um deslocamento do ombro pode acarretar na lesão. Atividades diárias que exigem força na região também se ligam à lesão, visto que a inflamação do Labrum pode ocorrer, e desencadear nos sintomas.

 

Idade e Doenças Degenerativas

Pessoas acima dos 40 anos também podem desenvolver a lesão por conta de patologias degenerativas ou até mesmo pelo desgaste do Labrum com o passar dos anos.

Sintomas da Lesão Slap

Lesão SLAP

Os sintomas da Lesão Slap são parecidos com os de diversos problemas que acometem a região do ombro. Dentre os principais, estão:

 

  • Dor intensa;
  • Fraqueza para erguer e movimentar o ombro;
  • Sensação de que a articulação está fora do lugar;
  • Diminuição da amplitude de movimentos;
  • Em alguns esportistas, a redução da velocidade em movimentos onde lançar uma bola ou vara foram sentidos.

Diagnóstico

Com os sintomas citados acima, a ida a um ortopedista especialista em problemas do ombro é indicada. Durante a consulta, uma avaliação motora será feita, onde o profissional realizará movimentos com o ombro do paciente para diagnosticar o grau da lesão.

 

Exames de imagem também são realizados, visto que uma ressonância magnética mostrará com exatidão o Úmero e o Labrum que estão sendo afetados.

Aqui na Ortopedia Esportiva oferecemos tratamentos para esta e diversas outras lesões. Agende sua consulta conosco.

Tratamento da Lesão Slap

Lesão SLAP

A Lesão Slap é, na maioria dos casos, tratada com base em medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos. Ademais, uma terapia complementar para reabilitar a força no ombro do paciente com exercícios específicos visando trabalhar o ombro.

 

Em casos de maior gravidade, uma intervenção cirúrgica é necessária. A Artroscopia, procedimento onde o cirurgião faz pequenas incisões no ombro e com o auxílio de uma câmera (artróscopo) além de pequenos instrumentos cirúrgicos para reparar a região do Labrum que foi afetada. Em situações onde existe o tendão rompido na área do bíceps, uma reconstrução também é feita pelo mesmo procedimento.

 

A recuperação após as cirurgias duram cerca de dois meses até que a reabilitação motora seja feita e o paciente esteja apto a retornar às atividades diárias de forma gradativa para que o problema não se desenvolva de forma prematura.

A lesão Slap pode ser muito prejudicial para o seu dia a dia. Agende seu horário conosco.