Quais as causas do desgaste articular?

Quais as causas do desgaste articular?

quais as causas do desgaste articular

Será que você tem hábitos predispõem as causas para o desgaste articular em seu dia a dia? Preservar as articulações é muito importante para envelhecer com saúde.

No entanto, o desgaste articular pode ser ter suas causas por hábitos diários considerados simples na visão de muitas pessoas. Tais atitudes como, subir uma escada de maneira errada ou exigir demais de uma articulação, pode causar o desgaste articular.

Se você quer manter a saúde das suas articulações preservada, continue lendo e confira quais são as atitudes que deve evitar em seu cotidiano!

Quais atitudes causam o desgaste articular?

As articulações são importantes para promover a locomoção livre de dores e com fluidez. Mas para isso, elas precisam ser preservadas em seu cotidiano.

Algumas causam o aumento do desgaste da articulação, fazendo com que, durante o processo de envelhecimento natural, a articulação apresente problemas.

Dores nas articulações podem diminuir consideravelmente a sua qualidade de vida. Para evitar, confira quais as causas do desgaste articular e se mantenha longe delas.

Ser sedentário

quais as causas do desgaste articularAtividade física é importante para construir massa magra. A massa magra atua protegendo o corpo de impactos e mantendo o metabolismo ativo.

Aspectos que são importantes para preservar suas articulações. Ao praticar uma atividade de baixo impacto e alta intensidade, seu organismo é favorecido por inteiro.

Portanto, atividades como natação e Pilates, são interessantes para quem busca um estilo de vida mais saudável.

Ser sedentário é prejudicial para a saúde de diferentes formas. Podendo prejudicar não só as suas articulações, como o seu coração e outros órgãos.

Ter uma dieta pobre em cálcio

O cálcio é fundamental para ossos e articulações saudáveis. No entanto, muitas pessoas deixam de consumir uma dieta rica em cálcio.

Isso gera um aumento do desgaste articular e também dos ossos. Comprometendo a sua capacidade de se locomover com fluidez e agilidade.

O desgaste articular é um processo que gera dores significativas. Por isso mesmo, precisa ser evitado ao máximo. Consumir uma dieta saudável e equilibrada é a melhor maneira de prevenir esse desgaste que acontece de forma natural.

Mas que em alguns casos, pode ser acelerado pelos maus hábitos da pessoa. Para evitar esse processo, associe exercícios regulares à uma alimentação saudável.

Má postura

quais as causas do desgaste articularUma atitude que favorece o aparecimento de dores e aumento do desgaste articular é justamente a má postura.

Mesmo que pareça algo simples e inofensivo, a má postura é responsável por causar um desequilíbrio na forma como seu corpo se movimenta.

Esse desequilíbrio é justamente o responsável por sobrecarregar uma articulação. Geralmente, a má postura afeta o joelho, causando desgaste dessa articulação e dores ao caminhar.

Exercícios como o Pilates, são uma boa alternativa para aumentar a consciência corporal. Contribuindo de forma eficiente para reduzir problemas de má postura.

Fazer uma atividade física é importante para reduzir problemas posturais. Contribuindo para o aumento do bem-estar físico.

Obesidade

O aumento do peso é também um fator que favorece o aumento do desgaste articular. Em geral, o sobrepeso é uma carga extra que o corpo precisa carregar todos os dias.

Por isso mesmo, uma dieta saudável é parte importante da rotina de quem deseja prevenir o desgaste das articulações.

Se manter no peso ideal ao longo da vida, permite que o corpo funcione de maneira adequada, evitando qualquer carga adicional.

Pacientes que estão com sobrepeso ou obesidade, devem fazer acompanhamento nutricional para reverter o quadro. Evitando que o excesso possa prejudicar a saúde de forma geral, bem como, evitando o desgaste das articulações.

Lesões

quais as causas do desgaste articularO desgaste das articulações pode ser provocado por uma lesão. Em geral, quem pratica atividades físicas deve sempre ter o cuidado e atenção em estar focado durante o exercício.

Dessa forma, é possível se concentrar em cada movimento, evitando lesões que poderiam não ocorrer. Outro cuidado importante, é evitar a prática regular de esportes de alto impacto.

Esses exercícios tendem a sobrecarregar o corpo. Sendo interessante adotar como prática regular modalidades que sejam de baixo impacto.

As lesões infelizmente podem ocorrer durante qualquer prática de atividade física. No entanto, quando o exercício é bem orientado e o adepto está consciente de seus movimentos, a lesão pode ser evitada.

De maneira que, seja possível atingir um corpo bonito e saudável, fazendo uma atividade que você ama.

Como identificar o desgaste articular?

quais as causas do desgaste articularSe você está suspeitando que já existe um desgaste em sua articulação, a melhor conduta a ser tomada é buscar auxílio médico.

Fazer exames de imagem é importante para diagnosticar qualquer tipo de alteração. De modo que, seja possível tratar o problema logo que ele se apresenta.

Mudar sua conduta e adotar a medicação ideal, poderá evitar que o desgaste articular proporcione dor constante e incapacitante.

Iniciar o tratamento antes que a situação agrave, é a melhor conduta para que a sua cartilagem seja preservada ao máximo.

Atualmente, existem medicamentos que contribuem para evitar que o desgaste da articulação continue em curso. Podendo evitar que a situação da sua articulação se agrave e as dores piorem.

Portanto, em caso de suspeita a melhor conduta é sempre passar por uma análise de um especialista.

Em muitos casos, os pacientes buscam a automedicação e isso é um erro. Tendo em vista que, os medicamentos para alívio da dor não contam como um tratamento. Por isso mesmo, a saúde da sua articulação pode piorar enquanto a dor é medicada.

Atividade física pode ser uma das causas do desgaste articular?

quais as causas do desgaste articularSim! Toda atividade de alto impacto ou que não é corretamente orientada pode favorecer o aumento do desgaste da articulação.

Por isso mesmo, quando o objetivo é proteger suas articulações, é preciso se exercitar contando com o apoio de um profissional de educação física.

Quando o profissional orienta a atividade e faz um acompanhamento próximo, a tendência é que o exercício seja executado corretamente.

Minimizando os riscos de qualquer lesão ou desgaste antecipado na sua articulação. Portanto, sempre que for se exercitar, conte com o acompanhamento de um especialista em educação física.

Valorizar a atuação desse profissional fará toda a diferença em sua rotina de saúde. Contribuindo para o aumento do bem-estar e proteção de suas articulações.

Somos uma clínica de Ortopedia Esportiva completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2649-9728 e (11) 94540-9553 .

Leia Mais