O papel da fisioterapia na Artroplastia reversa do ombro

O papel da fisioterapia na Artroplastia reversa do ombro

A diferença que a fisioterapia faz na artroplastia reversa do ombro

O papel da fisioterapia na Artroplastia reversa do ombro

A artroplastia reversa do ombro desloca o centro rotacional da articulação do ombro caudal e medialmente para restaurar a função do ombro em um ombro com problemas no manguito rotador. Apesar dos resultados promissores no acompanhamento precoce e intermediário, a perda de longo prazo na função do ombro tem sido muito discutida na literatura. A falta de exercício em pacientes idosos pode ser uma das razões para essa perda na função. Este estudo examina os benefícios funcionais da fisioterapia no médio prazo para o acompanhamento a longo prazo em relação à função subjetiva e objetiva do ombro.

20 pacientes com idade média de 73 anos foram incluídos neste estudo. O estudo foi realizado em um único centro. As condições que enviaram os pacientes para a artroplastia reversa do ombro foram artropatia do manguito, falha na artroplastia anatômica do ombro e sequela de fratura. Os pacientes foram examinados clinicamente em um seguimento médio de 62 meses usando o escore de Constant (CS) e o escore DASH para o ombro operado e o não operado. Eles foram reavaliados usando os mesmos escores seguindo um programa de fisioterapia padronizado de 6 semanas de duração.

O escore de Constant médio, bem como a média de idade e sexo ajustado escore de Constant do ombro afetado melhorou significativamente de 53,5 pontos para 59,3 pontos e 72,7-80,8%, respectivamente. As subcategorias atividades de vida diária e amplitude de movimento do escore de Constant melhoraram significativamente, ao passo que nenhuma melhora significativa foi observada para as subcategorias dor e força. Avaliando o ombro contralateral, não foi observada mudança significativa para o escore de Constant ajustada por faixa etária e sexo e a CE, bem como suas subcategorias. Não encontramos diferença significativa no escore de Constant comparando as diferentes etiologias antes da fisioterapia.

A fisioterapia desempenha um papel importante após a artroplastia reversa do ombro. Também tem um efeito a médio e longo prazo em relação à amplitude de movimento, bem como às atividades da vida diária. No entanto, a fisioterapia parece ter efeito limitado sobre a força e o nível de dor residual.

Somos uma clínica de Ortopedia Esportiva completa em São Paulo, esperando por você. Agende sua consulta e melhore seu desempenho esportivo com saúde e qualidade de vida. (11) 2649-9728 e (11) 94540-9553 .

Artigo originalmente publicado em Springer Link.

Leia Mais