Tendinopatia Calcárea | Tendinite Calcária - Ortopedia
598
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-598,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

Tendinopatia Calcárea

Tendinopatia Calcárea ou Calcária

Tendinopatia Calcarea

A Tendinopatia Calcárea ou Calcária é uma condição relativamente comum ombro. O aparecimento tem um pico de idade aos 40 anos de idade. Afeta frequentemente mais mulheres do que os homens. A área mais afetada dos tendões do manguito rotador é o tendão supra-espinhal.

 

A presença de cálcio nos tendões do manguito rotador é relativamente comum. Alguns estudos sugerem que entre 2 e 20% de pessoas podem ter o cálcio presente nos tendões do manguito rotador e não apresentar sintomas. O ombro torna-se sintomático quando ocorre uma reação inflamatória do cálcio dentro do tendão do manguito rotador. É a reação inflamatória em vez da presença do cálcio, que faz os sintomas da tendinopatia calcárea aparecerem.

 

Existem duas teorias sobre a forma como o cálcio vem a ser depositado no tendão. Uma teoria é que o cálcio é depositado em áreas do tendão degenerados que atuam como um foco para o cálcio se formar no interior do tendão. A outra teoria é que o cálcio é depositado dentro de áreas do tendão com baixo fluxo sanguíneo.

 

Vários estágios de tendinite calcificada são descritos. Pode haver alguma alteração inicial nas células de fibrocartilagem no tendão que permitem o cálcio a ser depositado no interior do tendão. Esta fase é seguida por uma etapa de formação em que há possibilidade de formação de depósitos calcários. Esta fase tende a ser uma fase crônica, indolor.

 

O cenário é diferente para a fase de reabsorção em que o corpo apresenta uma reação inflamatória para o cálcio. Os macrófagos do fluxo sanguíneo reagem com cálcio e começam a reabsorver esse depósito. O caroço de cálcio torna-se macio, como as enzimas liberadas pelos macrófagos. Esta fase é pode ser muito dolorosa.

Sintomas – Tendinopatia Calcárea

Tendinopatia Calcarea

Pacientes com cálcio nos tendões do manguito rotador podem estar inteiramente assintomáticos. Eles podem apresentar de leve a moderada dor crônica ou algum desconforto em seu ombro, podem também desenvolver dor aguda no ombro relacionada com a reação inflamatória do depósito de cálcio.

 

A dor gerada pela Tendinopatia Calcárea é geralmente sentida no lado da parte superior do braço. O ombro tende a doer durante a noite, o que pode atrapalhar o sono. A dor é muitas vezes sentida quando o braço é levantado para cima da cabeça.

 

Outras queixas de dor podem ser rigidez ou fraqueza do ombro.

Se você sente dores no ombro, entre em contato conosco e agende sua consulta.

Tratamento Tendinopatia Calcárea

Tendinopatia Calcarea

Há dois métodos de tratamento para a Tendinopatia Calcárea. O método não-cirúrgico e o método cirúrgico. O tipo de tratamento depende da avaliação de seu ortopedista.

 

Método Cirúrgico

Uma artroscopia de ombro pode ser utilizada para o tratamento cirúrgico. Um procedimento artroscópico proporciona um melhor resultado, e possivelmente, uma reabilitação mais curta.

A região de tendão com o cálcio no seu interior pode ser identificada pela visualização de uma área inflamada do tendão. A localização pode ser confirmada por sondagem do tendão com uma agulha até que o cálcio seja visto na ponta desta agulha. Uma vez que o cálcio está localizado, uma pequena incisão longitudinal é feita no tendão e o cálcio removido.

 

Método Não-Cirúrgico

O cálcio pode ser removido através de uma aspiração com agulha. Uma agulha é inserida no depósito de cálcio sob a orientação do ultrassom. Se o depósito estiver macio, é possível aspirá-lo. Uma injeção de esteróide pode ser administrada ao mesmo tempo para dentro do espaço subacromial. A aspiração por agulha tende a ser bem sucedida. No entanto, os resultados dependem se caroço de cálcio está rígido ou mole.

Somos especialistas em Ombro. Agende já sua consulta.