Lesão do Manguito Rotador - Ortopedia - Dr. Alvaro Jr.
471
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-471,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

Lesão do Manguito Rotador

O que é a Lesão do Manguito Rotador

Manguito Rotador

O manguito rotador é um grupo de músculos e tendões que ajudam a mover e estabilizar a articulação do ombro. Danos podem ocorrer a qualquer um desses músculos, tendões e ligamentos que os unem ao osso, podem ocorrer por uma lesão aguda, crônica, uso excessivo ou envelhecimento. Esses dados podem causar uma dor significativa e incapacidade com a diminuição da amplitude de movimento e uso da articulação do ombro.

 

O ombro é uma articulação que permite que o braço se mova em várias direções. Ela é composta da cabeça do úmero, encaixando-se com a omoplata. A cabeça do úmero é mantida no lugar pela cápsula articular. Os músculos do manguito rotador são os estabilizadores dinâmicos e motores da articulação do ombro e ajustam a posição da cabeça do úmero e escápula durante o movimento do ombro.

 

A lesão do manguito rotador pode causar uma dor forte no ombro, que muitas vezes se agrava quando você tenta dormir no lado afetado.

 

Lesões do manguito rotador ocorrem mais freqüentemente em pessoas que realizam movimentos repetitivos, seja em seu trabalho ou praticando esportes. Exemplos incluem pedreiros, pintores, marceneiros e pessoas que jogam beisebol ou tênis. O risco de lesão do manguito rotador também aumenta com a idade.

 

Em alguns casos, lesões do manguito rotador podem ocorrer como um resultado de uma única lesão. Nestas condições, cuidados médicos devem ser realizados o mais rápido possível. Lesões do manguito rotador extensas podem exigir a reparação cirúrgica, transferência de tendões alternativos ou a substituição da articulação.

Causas – Lesão do Manguito Rotador

Dor Manguito Rotador

Os músculos e tendões no grupo manguito rotador podem ser danificados de várias maneiras. Os danos podem ocorrer a partir de uma lesão aguda (por exemplo, de uma queda ou de acidente), por excesso de uso crônico (praticando esportes, arremessando uma bola), ou a partir de degeneração progressiva dos músculos e tendões, que pode ocorrer com o envelhecimento.

 

Lesão do Manguito Rotador – Aguda

Esta lesão pode se desenvolver a partir de uma súbita elevação do braço ou na tentativa de amortecer uma queda. Esse tipo de lesão requer uma quantidade significativa de força em pessoas com menos de 30 anos.

 

Lesão do Manguito Rotador – Crônica

Encontrado entre as pessoas em ocupações ou esportes que exigem atividade sobrecarga excessiva (pintores, marceneiros, jogadores de beisebol, jogadores de tênis).
As lesões crônicas podem ser o resultado de uma lesão aguda anterior que causou um problema estrutural no ombro e afetou a anatomia ou a função do manguito rotator (por exemplo, osteófitos que incidem sobre um músculo ou tendão, causando inflamação).
Trauma repetitivo no músculo, pelo movimento diário do ombro.

 

Lesão do Manguito Rotador – Tendinite

Desgaste dos músculos e tendões com a idade. Isso geralmente ocorre quando o tendão. Isto ocorre geralmente quando o tendão é ligado ao osso. A área tem pouco fluxo sanguíneo e uma lesão leve pode levar um longo tempo para curar, podendo levar a uma lesão secundária.

Se você sente dores no ombro, pode ter uma lesão do manguito rotador. Agende sua consulta.

Sintomas – Lesão do Manguito Rotador

Sintomas Lesão do Manguito Rotador

Os sintomas de uma lesão do manguito rotador, geralmente aparecem devido à inflamação que acompanha a tensão. Esta inflamação pode causar inchaço, conduzindo ao quadro clínico de dor e diminuição da amplitude de movimento. Uma vez que os músculos e tendões do manguito rotador estão abaixo do nível da pele, pode ser difícil sentir o inchaço que acompanha a lesão.

 

Lesão do Manguito Rotador – Aguda

Os sintomas podem ser uma sensação de estiramento ou rasgo, seguido por uma dor severa do ombro (frente e atrás) e para baixo do braço em direção ao cotovelo. Pode haver uma redução da amplitude de movimento do ombro devido a dor e o espasmo muscular.

 

Lesão do Manguito Rotador – Crônica

A dor da lesão do manguito rotador geralmente é pior à noite e pode interferir com o sono. Uma fraqueza progressiva pode diminuir o movimento do ombro conforme a piora da dor, além da diminuição da capacidade de movimentar o braço.

 

Lesão do Manguito Rotador – Tendinite

Profunda dor no ombro que pode ser sentida no braço sobre o músculo deltóide. Mais comum em mulheres entre 35 e 50 anos de idade. A dor aparece gradualmente e se torna pior com levantar o braço para o lado (abdução) ou retorná-lo para dentro (rotação interna). Pode levar a uma lesão crônica quando um tendão do manguito rotador inflama, correndo o risco de perder seu fluxo sanguíneo, fazendo com que algumas fibras do tendão possam morrer.

 

Quando procurar um médico?

Consulte o seu médico imediatamente se você tem uma súbita perda de movimento após uma lesão no ombro. Você pode ter uma ruptura do manguito rotador. Se você tem uma dor que dura mais do que alguns dias ou se você foi diagnosticado com uma ruptura do manguito rotador, você precisa ser atendido por um especialista de ombro. Entre em contato conosco para uma avaliação.

Diagnóstico – Lesão do Manguito Rotador

Diagnóstico Lesão do Manguito Rotador

O primeiro passo é entender o histórico do paciente. Saber qual sua rotina, quais suas principais atividades e o que pode ter levado a esse quadro de dor.

 

Exame Físico

O exame físico muitas vezes envolve a observação para deformidades, perda de massa muscular e as alterações na aparência do ombro danificado em comparação com o ombro normal.

O ortopedista esportivo poderá sentir os ossos que compõem a articulação do ombro, assim como a própria articulação do ombro. Estes ossos incluem a clavícula, escápula (omoplata) e úmero (osso do braço). Os músculos do ombro podem ser palpados, tentando encontrar áreas de sensibilidade ou dor.

A consulta médica com ortopedista pode incluir a avaliação da amplitude de movimento dos ombros. A potência dos músculos do ombro também pode ser avaliada, dependendo se o paciente consegue mover o ombro ou apenas levantar o braço para cima..

Uma variedade de testes podem ser realizados para tentar determinar qual dos músculos do manguito rotador está lesionado ou danificado, utilizando contrações musculares para tentar encontrar o músculo fraco ou dolorido.

 

Raio-X

Apesar de uma lesão do manguito rotador não aparecer em um raio-X, ele pode fornecer informações sobre calcificações e calos ósseos ou outras causas potenciais para a sua dor, como a artrite.

 

Ultrassonografia

A ultrasonografia é um exame de onda sonora que pode ajudar a avaliar os tendões danificados e músculos. É um exame que pode ser realizado com o ombro em movimento, podendo encontrar lugares específicos de mudanças do manguito rotador.

 

Ressonância Magnética

A ressonância magnética tornou-se o exame perfeito para a maioria das lesões significativas ombro. É capaz de identificar todas as estruturas que compõem o manguito rotador e podem identificar mudanças de degeneração, lesões parciais ou completas dos tendões e músculos, ou uma combinação de todas estas condições.

Somos especialistas em Ombro. Agende já sua consulta.