Artroplastia de Ombro - Ortopedia em São Paulo - SP - Dr. Alvaro Jr.
581
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-581,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-10.1.2,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1,vc_responsive
 

Artroplastia de Ombro

O que é a Artroplastia de Ombro

Artroplastia de Ombro

A Artroplastia de Ombro é uma substituição do ombro feita para os pacientes que desenvolveram artropatia do Manguito Rotador, que é a artrite da articulação do ombro, que se desenvolve em decorrência da ruptura do manguito rotador que não pode ser mais reparado. Os pacientes com artropatia do manguito rotador têm perda significativa da função do ombro, e muitas vezes são incapazes até de levantar o braço.

 

Esta incapacidade para levantar o braço na altura do ombro  é chamada pseudo-paralisia do ombro. A prótese reversa permite a restauração do movimento aéreo, aliviando a dor e ajudando a restaurar o ombro, tornando-o funcional novamente.

 

A artroplastia de ombro, (prótese reversa de ombro) é projetada para remover partes dos ossos da articulação do ombro que possuem cartilagem ausente. A articulação do ombro é uma junta com encaixe com uma esfera (cabeça do úmero) que faz parte do úmero e uma superfície plana, que faz parte da omoplata.

Quem necessita da Artroplastia de Ombro (Prótese Reversa)?

Artroplastia de Ombro

Pacientes com dor significativa e/ou alguma deficiência são frequentemente associados com artropatia do manguito rotador e podem necessitar da artroplastia de ombro. As pessoas muitas vezes têm dificuldade com simples atividades diárias, como vestir-se, alimentar-se e até pentear o cabelo por causa de uma perda significativa de movimento do ombro, além da perda de força.

 

A dor surge especialmente a noite, interferindo com o sono. Pseudo-paralisia e artropatia do manguito rotador podem ser vistos em pacientes mais velhos com uma patologia de manguito rotador degenerativo.

 

Outras causas de artropatia do manguito incluem falhas em procedimentos anteriores de reparos do manguito rotador, ou falhas em cirurgia prévia de artroplastia de ombro. A prótese reversa também pode ser útil em casos graves de fraturas do úmero proximal (articulação do ombro) nos pacientes mais idosos.

 

Em indivíduos com uma ruptura grande e irreparável do manguito rotador, uma tentativa inicial de fisioterapia pode ajudar a restaurar a função. Se a perda funcional e dor associada persistirem mesmo após tratamento conservador, a artroplastia  de ombro é muitas vezes a única opção.

Se você sente dores no ombro, consulte-nos. Somos especialistas em ombro. Agende já sua consulta.

A cirurgia de Artroplastia de Ombro

Artroplastia de Ombro

artroplastia do ombro convencional envolve a substituição da bola do osso do braço (úmero) por uma bola de metal e o soquete (cavidade glenoidal) da escápula (omoplata) por um soquete de plástico. Se esta cirurgia for realizada para tratar a artropatia do manguito rotador, pode resultar no afrouxamento do implante, devido ao manguito rotador rompido. Por esse motivo, uma cirurgia foi especificamente concebida, chamada de substituição total de ombro reversa para ser realizada em tais casos.

 

Na artroplastia de ombro total reversa, o posicionamento dos componentes artificiais é invertido. Em outras palavras, a bola do úmero é colocada na cavidade mandibular da omoplata (escápula) e o soquete de plástico é colocado no topo do osso do braço. Este design faz um uso eficiente do músculo deltóide, o grande músculo do ombro, de modo a compensar o manguito rotador rompido.

Procedimento – Artroplastia de Ombro

Artroplastia de Ombro

A artroplastia de ombro é realizada com o paciente sob anestesia geral.

 

  • O cirurgião faz uma incisão sobre o ombro afetado e expõe a articulação do ombro;
  • O úmero é separado da cavidade glenóide da escápula (omoplata);
  • As partes artríticas da cabeça do úmero e o encaixe são removidos e preparados para inserção dos componentes artificiais;
  • Os componentes artificiais incluem a bola de metal, parafusada no encaixe do ombro e o soquete de plástico, cimentado no osso do braço;
  • Os componentes artificiais são então fixados no local correto;
  • A cápsula articular é costurada, os tecidos são aproximados e a incisão é fechada com suturas.
Somos especialistas em Ombro. Agende já sua consulta.